Minha empresa é muito pequena para importar?

Importar é o melhor caminho por diversos motivos: pela diversificação da produção, bons negócios, ampliação dos mercados, entre outros. Mas existem alguns empresários que abrem mão desta vantagem por acharem que não tem subsídios necessários para tal ação. Eles estão certos? Não, não estão.

Separamos quatro argumentos para explicar pra você que isso não passa de um mito e que você não é tão pequeno a ponto de não ter capacidade de importar.

Aliás, você vai perceber que não existe um patamar mínimo para que você seja considerado capacitado – ou não – para isso. Prepare-se! Seus dias longe das importações estão contados.

 

1. Não precisa ser grande

Quem disse que somente as empresas grandes e bastante estruturadas é que podem importar? Esse equívoco tem excluído diversos empreendedores de realizarem bons e grandes negócios, pelo simples fato de julgarem que o processo importador requer grandes somas monetárias e um departamento de comércio exterior amplamente desenvolvido.

A grande vantagem dos dias atuais é o desenvolvimento de empresas especializadas nesse trâmite e que podem buscar os melhores atalhos para você e a sua empresa.

O custo costuma ser proporcional àquilo que você pretende importar. Procure uma consultoria que dará todos os primeiros passos por você, te proporcionando as melhores opções que a importação pode fornecer.

 

2. Haja dinheiro

Os pequenos e médios empresários esbarram na grande questão: não ter tanto capital a ponto de importar. Impostos e valor dos produtos são vistos como grandes entraves para quem ainda não se considera grande no mercado.

Mas existem excelentes alternativas, como as linhas de financiamento, que possibilitam uma linha de crédito no exterior para que você adquira os seus produtos de forma segura e com taxas de juros fixas.

Por isso, qual o problema em você possuir uma empresa pequena e com investimentos mais comedidos?

 

3. Não possuo capital para viajar constantemente para o país que exportará para mim

Outra justificativa sua para não importar é que não possui tempo de viajar a todo o momento para o país exportador para acompanhar a produção dos produtos que você deseja e também para conhecer de perto a qualidade do serviço.

Além disso, você coloca na sua planilha os gastos com hospedagem, dificuldade com idioma e custo de passagens.

Mas nada disso é necessário se você contratar uma empresa especializada neste serviço. Ela fará tudo por você. Existem assessorias e consultorias especializadas em comércio internacional. Ela será os seus olhos em contato direto com o país exportador, dando a segurança que você precisa para realizar os melhores negócios e nos melhores mercados, pois ela também indicará as principais opções, aquelas que se encaixam perfeitamente no seu orçamento.

 

4. Sou pequeno, não possuo espaço e nem dinheiro para negócios que envolvam grandes somas monetárias

E lá vai novamente você colocando milhões de barreiras para não importar. O fato de seu empreendimento ser pequeno não te exclui desse tipo de negócio.

Apesar de alguns exportadores focarem em fazer negócios de alto valor e em grandes quantidades, não quer dizer que todos sejam assim. Existem diversos mercados que são favoráveis a vendas com uma quantidade reduzida e essa opção se encaixa perfeitamente com você.

E não para por aí: você pode importar negociando com distribuidores internacionais. Nesse contexto, mais uma vez, mencionamos as empresas especializadas neste tipo de negócio que farão a melhor leitura do mercado para que você encontre o fabricante que mais se aproxime dos seus objetivos.

 

E agora?

Agora não tem mais desculpa e não dá mais pra usar o tamanho do seu investimento para não importar. Por isso, procure imediatamente uma empresa que vai te levar para os melhores mercados e abrir um novo mundo de negociações para você.

 

Mãos à obra! Compartilhe sua experiência e dúvidas nos comentários abaixo!

1 pensamento em “Minha empresa é muito pequena para importar?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *