Tendências no comércio exterior

Vários são os detalhes que precisamos considerar quando a intenção é examinar as tendências e perspectivas no comércio exterior. As exportações pelo mundo não param de crescer e se diversificar nos últimos anos, com novas opções de mercado e inclusão de países até então deixados de lado na lista de oportunidades e exportações.
E para fazermos uma análise bem realista e que permita uma boa noção daquilo que realmente tem acontecido e que pode ainda vir a acontecer, separamos algumas informações que serão importantes para a sua análise e conclusões.

1 – A logística internacional

A logística internacional tem encontrado cada vez mais facilidades e pontos positivos a seguir. A disponibilidade de novas rotas globais aumentou a expectativa de novos mercados exportadores, o que gera preços ainda mais competitivos e aumento das opções para quem deseja importar produtos de boa qualidade a preços satisfatórios.
A grande vantagem e que facilita ainda mais todo o processo é o desenvolvimento de empresas especializadas em fazer a ponte entre exportador e importador de forma profissional, com conhecimento total do mercado, auxiliando o cliente em todas as fases do processo e evitando que haja prejuízos e negócios equivocados.

2 – Importação de diferentes países

Até certo momento, existiam certos países que dominavam as exportações mundiais e isso, de certa forma, prejudicava os países importadores, que ficavam sem muitas opções, sendo muitas vezes reféns de preços não tão competitivos.
Mas o surgimento de novas opções abriu o leque de possibilidades e, hoje, é possível diversificar as negociações com diferentes mercados.

Quem imaginaria que países como Turquia, Índia e México hoje seriam excelentes alternativas no comércio mundial?

Com o auxílio de empresas especializadas, isso se torna ainda mais possível, pois você terá acesso a fornecedores qualificados, e terá alguém que acompanhará de perto todo o processo de embarque e entrega da sua mercadoria.
Somando-se a isso, a introdução de novos mercados possibilita importar de vários locais ao mesmo tempo, aproveitando as melhores oportunidades espalhadas pelo mundo.

3 – Distribuidoras de produtos internacionais

Uma nova e importante tendência do mercado atual é a ação de empresas distribuidoras de produtos internacionais. Tais corporações têm a capacidade de importar produtos de um país e depois exportá-los para outros países.
De certa forma, podemos dizer que, pela sua capacidade de estocagem, essas empresas substituem vários países e negociam diretamente com outras nações, estipulando novas condições de acordos comerciais.
Mas esse tipo de negociação só é possível com empresas com grande poder de negociação, capital disponível e local para estocagem.

4 – Diversificação do portfólio de produtos

É possível que você imagine que para diversificar a lista de produtos você tenha que investir mais capital na produção dos mesmos, correto?
Mas isso não é preciso quando você importa produtos complementares de outros países e tem a condição de fazer o cross selling. Isto quer dizer que você pode atender em plenitude o seu cliente, suprindo todas as necessidades que o levaram a comercializar com você e ainda complementar com novos produtos.
Em outras palavras, você não precisa investir na produção de novos produtos, vende novas possibilidades com as importações, aumenta o seu faturamento e ainda cria diferencial no mercado.

5 – Sustentabilidade cada vez mais em voga

A preocupação com o meio ambiente tem crescido a olhos vistos. E estar antenado com a sustentabilidade melhora a imagem e atrai novos negócios, pois os clientes estão cada vez mais críticos e preocupados em se aproximar de empresas sérias e que tem ética na produção e comercialização de produtos.
E a vantagem do crescimento de empresas especializadas em comércio, negócios e logística internacional aumenta a possibilidade de encontrar parceiros preocupados com a responsabilidade social e ambiental.

1 pensamento em “Tendências no comércio exterior”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *