5 motivos para importar (o #2 é o mais importante)

Grande parte das empresas brasileiras já perceberam que a importação é um dos principais focos estratégicos nos últimos anos por diferentes motivos: diminuição de custos, aumento de faturamento com produtos inéditos, incremento na lucratividade devido ao menor custo de aquisição das mercadorias, além da ampliação da participação de mercado devido à disponibilização de um portfólio de produtos mais completo. A globalização e o comércio exterior já fornecem diversos benefícios para estas empresas, porém, chegou a hora do pequeno empreendedor precisa conhecer melhor como se aproveitar destas oportunidades.

Separamos 5 motivos que trazem informação suficiente para você perder o medo, deixar a insegurança de lado e se dedicar a esse empreendimento, repleto de vantagens competitivas.

 

1 – Preços mais baixos

Comprar produtos no exterior ao invés de produzi-los aqui é uma das grandes vantagens da importação. Se levarmos em conta que os custos da indústria nacional são bem maiores, quando adquirimos bens e serviços além das nossas fronteiras, a rentabilidade passa a ser muito interessante.

Para que você tenha uma ideia dessa discrepância de valores, a diferença de preços entre um produto nacional e um importado pode alcançar até 300%, o que significa dizer que, mesmo gastando com impostos e todas as taxas cabíveis, você ainda terá um lucro satisfatório com esse processo.

Outro ponto importante é que quando você investe na produção de mercadorias, você precisa acrescentar ao seu custo o capital imobilizado – como equipamentos, fábricas e máquinas – o que encarece de forma considerável o valor final do produto.

Por que seguir por esse caminho se você pode investir apenas com estoque?

 

2 – Produtos inéditos no Brasil

Essa é uma grande vantagem competitiva. Quando você importa, tem a possibilidade de trazer para o mercado interno diversos produtos ainda não comercializados aqui, com mais tecnologia e inovação.

Quando você dá a seus clientes a oportunidade de consumirem novidades, a sua visibilidade aumenta, sua marca se fortalece e você conquista o mercado, que passa a te olhar de forma diferenciada.

Seus preços tendem a ser mais vantajosos do que o dos concorrentes – que não importam – e com o adicional de constante inovação.

 

3 – Aumento do portfólio de produtos da empresa

Quanto mais opções, melhor, concorda? É com essa mentalidade que o consumidor olhará para você se encontrar no seu negócio uma gama de possibilidades de consumo.

Ter uma variedade maior de produtos aumenta o seu mercado de atuação, antes restrito apenas à produção nacional.

Imagine a sua empresa. Ao importar uma linha completa de produtos e também diferentes linhas, um novo panorama se abre, com o aumento do mercado.

E quando somamos o fato de que também importamos produtos correlatos, podemos estabelecer o cross-sell, onde o cliente busca um determinado produto e acaba seduzido pela variedade de possibilidades que se complementam.

 

4 – Produtos de melhor qualidade

A globalização tem influência determinante na qualidade dos produtos, pois para sobreviver, diversos países tiveram que investir em modernização, gerando produtos com resultados excelentes e qualidade acima da média.

Se compararmos os produtos do primeiro escalão nacional com os internacionais, na maioria das vezes perderemos em qualidade e em preço.

Você tem uma importante arma com relação aos seus concorrentes quando tem os melhores preços e a melhor qualidade.

 

5 – Importar é fácil

Agora que você já conhece as vantagens da importação, tanto para a sua empresa quanto para o país de forma geral, é hora de importar.

Todavia, mesmo já tendo a consciência de que esse é um importante caminho, você ainda não sabe quais os trâmites e não conhece os melhores mercados para fornecer os produtos que você quer importar.

A melhor atitude é encontrar uma empresa especializada em importação. Através desses profissionais, você conhecerá os melhores mercados, conseguirá os melhores preços e as negociações mais vantajosas.

Quando você delega essa missão a quem conhece o mercado como ninguém, o ato de importar torna-se uma tarefa fácil, além de ainda mais lucrativa.

1 pensamento em “5 motivos para importar (o #2 é o mais importante)”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *