Livro digital GRÁTIS: Técnicas de Negociação na Importação

O guia definitivo de compras no exterior! Aprenda como importar de modo seguro e vantajoso para sua empresa

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O PASSO-A-PASSO DA IMPORTAÇÃO

 

Descubra o que as grandes empresas estão fazendo

Reunimos as melhores dicas dos especialistas em comércio exterior sobre como negociar de modo lucrativo para sua empresa. Separamos dicas de profissionais da área que poderão lhe auxiliar em: localizar um fornecedor, verificar a sua idoneidade e iniciar o processo de negociação para que sua importação seja de sucesso!

Aumente seu faturamento hoje mesmo!

A globalização mudou a dinâmica dos mercados e negócios e está acessível a todos. Existem diversos motivos para você aprofundar seus conhecimentos no comércio exterior e se beneficiar de suas vantagens: necessidade de produtos com tecnologia mais avançada, melhor qualidade e menor custo; produtos inovadores e inéditos no Brasil, acesso a novos mercados, busca por novas oportunidades de negócios, entre outros!

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A NEST é uma consultoria especializada em desenvolvimento do comércio exterior para as PME’s (pequenas e médias empresas). Nossa equipe de consultores especializados possuem anos de experiência na gestão de importação e exportação, e no desenvolvimento de negócios internacionais.

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O PASSO-A-PASSO DA IMPORTAÇÃO

Tendências no comércio exterior

Vários são os detalhes que precisamos considerar quando a intenção é examinar as tendências e perspectivas no comércio exterior. As exportações pelo mundo não param de crescer e se diversificar nos últimos anos, com novas opções de mercado e inclusão de países até então deixados de lado na lista de oportunidades e exportações.
E para fazermos uma análise bem realista e que permita uma boa noção daquilo que realmente tem acontecido e que pode ainda vir a acontecer, separamos algumas informações que serão importantes para a sua análise e conclusões.

1 – A logística internacional

A logística internacional tem encontrado cada vez mais facilidades e pontos positivos a seguir. A disponibilidade de novas rotas globais aumentou a expectativa de novos mercados exportadores, o que gera preços ainda mais competitivos e aumento das opções para quem deseja importar produtos de boa qualidade a preços satisfatórios.
A grande vantagem e que facilita ainda mais todo o processo é o desenvolvimento de empresas especializadas em fazer a ponte entre exportador e importador de forma profissional, com conhecimento total do mercado, auxiliando o cliente em todas as fases do processo e evitando que haja prejuízos e negócios equivocados.

2 – Importação de diferentes países

Até certo momento, existiam certos países que dominavam as exportações mundiais e isso, de certa forma, prejudicava os países importadores, que ficavam sem muitas opções, sendo muitas vezes reféns de preços não tão competitivos.
Mas o surgimento de novas opções abriu o leque de possibilidades e, hoje, é possível diversificar as negociações com diferentes mercados.

Quem imaginaria que países como Turquia, Índia e México hoje seriam excelentes alternativas no comércio mundial?

Com o auxílio de empresas especializadas, isso se torna ainda mais possível, pois você terá acesso a fornecedores qualificados, e terá alguém que acompanhará de perto todo o processo de embarque e entrega da sua mercadoria.
Somando-se a isso, a introdução de novos mercados possibilita importar de vários locais ao mesmo tempo, aproveitando as melhores oportunidades espalhadas pelo mundo.

3 – Distribuidoras de produtos internacionais

Uma nova e importante tendência do mercado atual é a ação de empresas distribuidoras de produtos internacionais. Tais corporações têm a capacidade de importar produtos de um país e depois exportá-los para outros países.
De certa forma, podemos dizer que, pela sua capacidade de estocagem, essas empresas substituem vários países e negociam diretamente com outras nações, estipulando novas condições de acordos comerciais.
Mas esse tipo de negociação só é possível com empresas com grande poder de negociação, capital disponível e local para estocagem.

4 – Diversificação do portfólio de produtos

É possível que você imagine que para diversificar a lista de produtos você tenha que investir mais capital na produção dos mesmos, correto?
Mas isso não é preciso quando você importa produtos complementares de outros países e tem a condição de fazer o cross selling. Isto quer dizer que você pode atender em plenitude o seu cliente, suprindo todas as necessidades que o levaram a comercializar com você e ainda complementar com novos produtos.
Em outras palavras, você não precisa investir na produção de novos produtos, vende novas possibilidades com as importações, aumenta o seu faturamento e ainda cria diferencial no mercado.

5 – Sustentabilidade cada vez mais em voga

A preocupação com o meio ambiente tem crescido a olhos vistos. E estar antenado com a sustentabilidade melhora a imagem e atrai novos negócios, pois os clientes estão cada vez mais críticos e preocupados em se aproximar de empresas sérias e que tem ética na produção e comercialização de produtos.
E a vantagem do crescimento de empresas especializadas em comércio, negócios e logística internacional aumenta a possibilidade de encontrar parceiros preocupados com a responsabilidade social e ambiental.

Como encontrar oportunidades de importação?

O mundo dos negócios está cada dia mais profissionalizado e moderno e, quem não investe corretamente ou não procura as melhores práticas, acaba sucumbindo frente a um mercado cada dia mais competitivo e voraz.
Por isso, é simplesmente fundamental que você saiba identificar as melhores oportunidades de importação, os melhores mercados, os melhores preços e condições. Você precisa de atitudes arrojadas, pois não há muitas chances para equívocos e tentativas amadoras.

Encontrando as melhores oportunidades de importação

É hora de localizar as melhores oportunidades de importação. Tome nota de cada dica para que o seu negócio cresça e suba os degraus que vão te levar a encontrar a lucratividade e o sucesso profissional.

Identifique os produtos de qualidade

Antes de qualquer coisa é importante você ter em mente que não existe um segmento totalmente rentável e outro que não renda nada. O que existe, na realidade, são produtos específicos em todos os segmentos que funcionam bem em determinados locais.

Quais são as características de um bom produto?

Para conseguir identificar um produto de qualidade, você precisa saber por onde começar. E o início de tudo é encontrar as características daquilo que entendemos como um bom produto.
Veja só alguns pontos importantes que te ajudarão bastante:

  • Bons produtos costumam ser pequenos e leves; isso gera facilidade no transporte. Além disso, o custo com frete é maior e isso aumenta o valor a ser pago. Seja o mais específico possível. Por exemplo: ao invés de investir em peças de reposição de vários tipos, escolha um (ou dois) e canalize as suas energias e a sua verba para que ele funcione bem e gere lucro.

 

  • Bons produtos são aqueles que vendem bem durante todo o ano. Fuja da sazonalidade. Invista seu dinheiro e seus esforços em produtos em que você possa ganhar dinheiro durante os dozes meses do ano.

 

  • Evite investir, por exemplo, todo o seu capital num novo modelo de celular, mesmo que seu preço de venda seja abaixo da concorrência, pois em poucos meses uma novidade surge e o seu produto não terá diferencial.

Bons produtos são aqueles que você comprar e pode dobrar o preço de venda. Se não for dessa forma, seu lucro não valerá a pena.

Fuja de produtos que precisem de muita tecnologia para funcionar. Em geral, a possibilidade de problemas é maior e há necessidade de um prazo maior de garantia.

Não adquira produtos que são também comercializados por gigantes. Aqui não estamos falando de brigas desiguais. Você precisa ser certeiro e estratégico. Não há como competir com quem tem muito dinheiro e pode investir mais do que você.

Qual a melhor maneira de encontrar os bons produtos?

Agora que você já sabe o que caracteriza um bom produto para você importar, só resta saber onde encontrar essas boas oportunidades. Existem algumas ferramentas que te auxiliam de forma excelente nessa busca. Veja só:

Alibaba.com

Aqui você encontrará diversas listas de fornecedores no exterior. Com esta ferramenta você terá acesso aos preços.

Global Sources

O Global Sources é uma excelente ferramenta para pesquisar os preços e volumes dos produtos.

Mande-In-Cina

É um lugar estratégico para análise de produtos. Eles possuem diversas opções de fornecedores e produtos pela China.

 

As oportunidades estão em todos os lugares. Converse com profissionais da área que deseja atuar, leia revistas e vá em feiras do segmento. Sempre haverá algum produto com deficiências de fornecimento no Brasil.

 

De qual país importar? (O #2 é o país com mais oportunidades)

O mundo da importação/exportação é fascinante, cheio de oportunidades e possibilidades de investimentos lucrativos. O risco existe, mas ele se torna totalmente controlável quando você conhece bem alguns pontos importantes do processo. E um deles são os melhores países para importar produtos.

Para que seu caminho seja apenas de sucesso em todos os degraus, preparamos uma lista com os países que te oferecem as oportunidades mais vantajosas.

China

A China é destaque total no mundo das exportações. Ao longo dos anos o país tem superado grandes potências mundiais e assumindo o topo do ranking no segmento. Em 2014, as exportações dos chineses cresceram 6,1% em relação ao ano anterior. O comércio alcançou a impressionante marca de US$ 2,35 trilhões.
Com relação aos produtos mais exportados pela China, destacam-se:

  • Aparelhos transmissores e receptores.
  • Celulares.
  • Bombas e compressores.
  • Motores e geradores.
  • Compostos orgânicos e inorgânicos.
  • Circuitos impressos.
  • Circuitos integrados.
  • Dispositivos móveis.

Índia

A Índia é uma nação emergente. O crescimento econômico do país nos últimos anos tem sido excelente, o que a coloca como a nona maior economia do mundo.
O crescimento anual da Índia tem sido de 7%, resultado dos esforços de uma economia diversificada, com destaque para as áreas tecnológica, de serviços, agrícola, financeira e industrial.
É destaque nas exportações indianas:

  • Produtos manufaturados.
  • Indústria de tecnologia.
  • Produção de softwares.

 

Estados Unidos

Os Estados Unidos são detentores da maior economia do mundo, em volume de PIB. Trabalhando totalmente dentro dos parâmetros capitalistas, se destacam em diversos setores.
Possui um mercado consumidor interno forte e com bastante poder aquisitivo. Os principais setores econômicos dos EUA são as finanças, a indústria, tecnologia, mineração, agricultura e turismo.
Nas exportações, os Estados Unidos se destacam:

  • Produtos agrícolas.
  • Suprimentos industriais.
  • Computadores.
  • Motores de veículos.
  • Transistores.
  • Equipamentos de telecomunicações.

 

Alemanha

A economia da Alemanha é a mais rica da Europa. Destaque para a indústria alemã, altamente desenvolvida, com tecnologia de última geração. Também merecem destaque os setores de finanças e de serviços.
O país fechou o ano de 2014 como a quarta maior economia do mundo, com um PIB de US$ 3,621 trilhões, representando um crescimento de 1,5% (PIB).
Os destaques nas exportações alemães são:

  • Produtos químicos.
  • Veículos.
  • Produtos manufaturados.
  • Máquinas.
  • Metais.
  • Produtos têxteis e alimentícios.

 

Japão

A Segunda Guerra Mundial foi um divisor de águas para a economia japonesa. Com a ajuda estrangeira, em especial dos EUA, o Japão investiu pesado no desenvolvimento tecnológico e industrial. E já na década de 70 já era uma das grandes potências do mundo.
Hoje o Japão já é a terceira maior economia do mundo em volume de PIB. Além disso, uma das grandes vantagens do país é a sua infraestrutura (geração de energia, rodovia e portos), que colabora muito com o desenvolvimento do país.
Entre os destaques das exportações japonesas, estão:

  • Equipamentos eletrônicos.
  • Veículos.
  • Artigos de informática.

Mercosul

O Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) trata-se da união comercial e política entre Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, que assinaram o Tratado de Assunção em março de 1991.
Após esse período, outros países se uniram ao Mercosul: Chile (1996), Bolívia (1997), Peru (2003), Colômbia, Equador e Venezuela (2204).
O comércio dentro do Mercosul passou de US$ 4,5 bilhões (1991) para US$ 59,4 bilhões (2013).
Como destaque nas exportações do Mercosul, temos:

  • Produtos industrializados.
  • Produtos agrícolas (açúcar, soja, carne bovina, vinho e arroz).
  • Energia (destaque para a Venezuela, que detém quase 93% das reservas de petróleo do Mercosul).

Você gostaria de importar de algum desses países? Conte para a gente nos comentários abaixo!

Feiras para encontrar oportunidades na China (a #1 é a melhor!)

Muitos empreendedores brasileiros me perguntam sobre o melhor produto para importar, mas esta resposta não é simples. O segredo está em encontrar produtos que fujam do convencional, ou seja, que não estejam na ponta da língua das pessoas. É muito bom importar calçados, eletrônicos ou roupas, por exemplo. Porém, estes mercados já possuem muita concorrência (nacional e internacional) e portanto tendem a tornar as importações menos lucrativas.

Por outro lado, a China está cheia de oportunidades a serem exploradas! São peças de reposição para máquinas e equipamentos, novidades em utensílios domésticos, produtos de decoração e peças automotivas.

 

Prepare seu passaporte e venha explorar o mundo das feiras na China! Esta continua a ser a melhor maneira de encontrar um nicho de mercado e faturar muito.

 

Quem tem sempre em mente a necessidade de atualização e reciclagem está sempre buscando acompanhar tudo o que acontece no seu meio de atuação. E quando falamos de importação e exportação, as feiras são uma excelente oportunidade – é a melhor maneira de estar envolvido e próximo às tendências globais.

E para que você conheça os principais eventos da área, separamos detalhes sobre as principais feiras da China e Hong Kong. Confira abaixo:

 

Canton Fair de Guangzhou

A Canton Fair é a principal feira multissetorial do mundo. Realizada todos os anos na cidade chinesa de Guangzhou (sul da China), o evento conta com uma impressionante variedade de compradores de todo o mundo e também de expositores. A Feira foi fundada em 1957 e, ao longo desses 58 anos, virou referência para as empresas. Todo ano, o encontro é realizado duas vezes, na primavera e no outono.

A 118º Canton Fair ocorreu entre 15 de outubro e 5 de novembro. O evento ocorrerá no Complexo da Feira de Exportação e Importação da China (Yue Jiang Zhong Lu, bairro de Haizhu, Guangzhou)

Em números, é possível perceber a grandeza do evento:

  • 48 delegações.
  • Mais de 20 mil companhias de comércio exterior, instituições científicas, fábricas, companhias privadas, empresas com investimentos no exterior, entre outras.
  • Mais de 1 milhão de metros quadrados de Feira.
  • Mais de 60 mil stands.
  • Mais de 150 produtos expostos.

 

Asia Fruit Logistica

A Feira Internacional para o Marketing de Frutas e Hortaliças é a melhor Feira internacional de negócios envolvendo frutas e hortaliças. O encontro envolve mais de 2400 companhias globais e de porte médio de todo o mundo.

 

Hong Kong Electronics Fair

A Feira Internacional de Eletrônicos de Hong Kong ocorre no Hong Kong Conventions and Exibition Centre, em Hong Kong, na China. É um encontro de alto nível que envolve profissionais da área de eletrônicos, como áudio e vídeo, produtos de eletrônica, comunicação e multimídia, montagem, produção e tecnologia e também componentes eletrônicos.

 

Print, Pack and Paper

A Feira Internacional de Impressão, Embalagens e Papelaria acontece no Shanghai New International Center, em Xangai, na China. É um evento anual voltado para os profissionais que trabalham com impressão, embalagem e papelaria.

São inúmeros produtos expostos, entre eles:

  • Prensas.
  • Equipamentos de impressão.
  • Letreiros.
  • Embalagens.
  • Pôsters.
  • Etiquetas.
  • Equipamentos post-impressão.
  • Papelão.
  • Papel.
  • Papel reciclado.

Minha dica é: viaje com a mente aberta e esteja atento para todas as oportunidades que possam aparecer. As grandes oportunidades estão nos itens fora do convencional! Você já foi em alguma dessas feiras? Conte como foi sua experiência nos comentários abaixo.