5 motivos para sua empresa começar a exportar agora mesmo

Exportar é muito mais do que uma boa opção para pessoas e empresas; é uma excelente alternativa de desenvolvimento. E, independente do receio de algumas pessoas, é importante ter em mente as diversas vantagens que existem.

Por isso, é hora de esclarecermos todas as dúvidas e mostrar que vale a pena exportar e que todo mundo ganha: o exportador, o importador e o mercado interno, com o ingresso de divisas e geração de emprego e renda.

 

Vantagens de exportar

 

1 – Diversidade de Mercados

Quando uma empresa se prepara para exportar, ela destina uma parte da sua produção para o mercado interno e a outra para o externo. Essa ação aumenta a carta de clientes em diferentes mercados. E uma das grandes vantagens desse empreendimento é que a empresa diminui os riscos e se torna mais independente, pois quantos mais mercados ela estiver atuando, menos dependente ela será e menos exposta estará a crises financeiras em determinadas regiões.

Além disso, é importante frisar que a diversidade de mercado acaba com o problema das empresas que vendem produtos sazonais. Por exemplo, se a empresa “X” vender casacos, ela não ficará dependente da estação fria no seu país. Ela terá condições de produzir durante todo o ano, atuando de acordo com a estação fria dos mercados em que ela estiver atuando.

 

2 – Crescimento da produtividade

Quando uma empresa dá início à exportação, ela precisa produzir em maior quantidade e também com qualidade cada vez melhor para conseguir ser competitiva no mercado internacional. Para isso ela precisará se modernizar e, pensando de forma global, sairá ganhando com todo o processo, pois a modernização leva ao crescimento da empresa.

 

3 – A qualidade do produto

Conforme mencionamos anteriormente, a internacionalização de uma empresa a obriga a se adaptar às exigências do mercado em que estiver atuando.Elas precisam adquirir tecnologia, pois essa é uma exigência dos mercados internacionais, que sejam seguidas normas e procedimentos.

O investimento na qualidade dos seus produtos será percebido por todos seus clientes, do mercado doméstico ou internacional, o que garantirá a sustentabilidade de sua empresa e a geração de receitas com o fortalecimento da marca e dos produtos.

 

4 – A carga tributária

Quem exporta tem a possibilidade de usufruir de mecanismos que ajudam a diminuir os tributos: são os incentivos fiscais.

Os incentivos fiscais eliminam tributos incidentes sobre os produtos nas operações realizadas no mercado interno. Nas exportações, é fundamental que os produtos cheguem ao mercado internacional com preços competitivos, e isso se torna possível pela compensação dos incentivos fiscais.

 

5 – Melhoria na empresa

Quando uma empresa se torna exportadora, tudo muda para melhor, seja nos processos internos como na imagem que o mercado tem sobre ela. Veja só:

Internamente

  • Padrões internacionais de gerenciamento, adotados em função das exigências do mercado externo.
  • Novas tecnologias empregadas, devido ao processo de internacionalização da empresa. É uma exigência dos mercados que irão importar os seus produtos.
  • Crescimento e qualificação da mão de obra para que seja possível alcançar todas as novas exigências do processo de exportação.
  • Fortalecimento do valor agregado da marca.

 

Externamente

  • Crescimento da marca, pois o consumidor passa a olhar a empresa com outros olhos, com mais respeito, o que tende a gerar mais vendas e fidelização do seu público-alvo.
  • Os fornecedores também passam a encarar a sua empresa com outra postura, o que pode melhorar o processo de negociação de produtos.

 

A peça importante para o sucesso da exportação

Agora que você já tem total certeza de que vale a pena exportar, é preciso definir todos os passos desse projeto com uma empresa especializada no assunto, pois é de fundamental importância que você tome conhecimento de todos os trâmites legais.

Além disso, quando você contrata uma empresa especializada, ela já tem conhecimento dos mercados internacionais e vai te direcionar para os melhores clientes, diminuindo por completo a possibilidade de prejuízos, com maus clientes e negociações que não sejam vantajosas para a sua empresa.

Esse é o melhor investimento na hora de exportar e você tem tudo para lucrar com isso.

Cotação para exportação: Como elaborar uma pro-forma invoice (fatura pro-forma)

Sua empresa recebeu uma cotação de um cliente estrangeiro e está se preparando para fazer sua primeira exportação? Então é hora de emitir sua primeira pro-forma invoice, também conhecida como fatura pro-forma.

A pro-forma invoice é um dos documentos mais importantes no comércio exterior, sendo utilizado tanto nas operações de importação como nas de exportação. Ela é utilizada na fase inicial da negociação, ou seja, no processo de cotação entre clientes e fornecedores estrangeiros, e serve para definir as condições comerciais e proteger ambos os lados de possíveis questionamentos e disputas comerciais que possam ocorrer no futuro. A fatura comercial também é utilizada para definir os custos e responsabilidades sob a mercadoria durante o transporte logístico.

Por exemplo, você já se imaginou na situação em que o contêiner é envolvido em um acidente rodoviário entre a fábrica do exportador e o porto de origem na China, de quem é a responsabilidade pelo pagamento dos danos causados? Isto dependerá das condições acordadas nos INCOTERMs e descritos no pro-forma invoice.

O pro-forma não é uma obrigação de compra ou pagamento por parte do importador, ele somente formaliza as negociação entre ambas as partes. Mesmo com o pro-forma assinado pelo cliente, é importante que o comprador realize o depósito antes que a mercadoria seja despachada. Além disto, é importante ressaltar que ele pode ser emitido em inglês ou na língua do importador.

Preparamos uma lista de itens que são recomendáveis para garantir uma operação segura e sem riscos. É aconselhável que todos os itens sejam preparados e conferidos com muita atenção pois o fornecedor se baseará nos mesmos para produzir e entregar as mercadorias. Os principais itens da pro-forma invoice são:

 

  • Consignee: Neste campo são descritas as informações cadastrais da empresa importadora dos produtos – razão social, endereço completo e telefone. Nos casos em que há intermediação da importação via trading, o campo consignee é preenchido com os dados da empresa de trading.
  • Notify: Empresa ou pessoa que poderá receber informações sobre o status da importação – também são utilizados os dados cadastrais de razão social, endereço completo e telefone. Este campo é muito utilizado em casos onde há importação via trading, sendo que o Notify é a empresa de destino da mercadoria.
  • Condições de pagamento: Esta seção do pro-forma invoice detalha como será feito o pagamento das importações. Apesar de ser comum a utilização do pagamento antecipado, o fornecedor pode conceder prazo para pagamento, assim como o pagamento com carta de crédito.
  • Quantidade por produto: Quantidade a ser produzida por item.
  • Quantidade total: Somatório da quantidade de cada produto.
  • Valor unitário: Valor unitário por produto na moeda da negociação.
  • Valor total: É o campo que, além de somar o valor unitário multiplicado pela quantidade de cada item, é descrito por extenso com a moeda da negociação.
  • INCOTERM: os INCOTERMS definem as responsabilidades entre o importador e o exportador. Por exemplo, de quem é a responsabilidade pelo pagamento do frete, seguro e impostos? Até qual período da viagem a responsabilidade é do exportador? Os INCOTERMS mais comuns são:
    • CIF – Cost, Insurance and Freight: Quando o exportador informa o preço CIF, ele está nos dizendo que o mesmo inclui: custo da mercadoria, seguro e frete até o porto de destino final, ou seja, somente é necessário pagar os impostos de importação.
    • FOB – Free on Board: O exportador se responsabiliza a entregar a mercadoria no porto de origem, sendo responsável pelo transporte da fábrica até o costado do navio. Após isto, ou seja, durante o trânsito marítimo e desembaraço, as responsabilidades são do importador. É necessário acrescentar o porto de origem da mercadoria após a palavra FOB.
    • FCA – Free Carrier: Sempre acompanhado de um local de destino, o vendedor entregará a mercadoria neste lugar mencionado, sendo que é responsável por todos os custos e despesas até este local pré-definido.
    • EXW – Ex-works: O exportador disponibilizará a mercadoria na fábrica ou armazém de origem, ou seja, ele não se responsabilizará pelos custos de logística e despesas, como frete, seguro e impostos.
  • Condições de qualidade: Os requisitos de qualidade podem ser descritos nesta seção. É importante detalhar para o fornecedor as expectativas e parâmetros das mercadorias, assim não haverá surpresas no momento de desembarque da carga.
  • Validade da proposta: Toda proposta comercial deve ter uma validade que limita a data máxima em que a cotação é ainda válida. Esta data impede que futuras variações no preço não sejam aceitas pelo cliente caso ele leve um tempo grande para confirmar a cotação.
  • Data de embarque: O fornecedor dará uma previsão de embarque da carga, o que é muito importante para agendamento do frete com o agente de cargas, além da preparação da descarga no destino.
  • Canal bancário: É interessante descrever no pro-forma os dados bancários para facilitar o processamento do pagamento, assim como diminuir o risco de fraude em que alguém envia dados bancários incorretos para pagamento da fatura.
  • Assinatura: Tanto o importador como o exportador devem assinar o pro-forma invoice para garantir a veracidade e conferência das informações.

 

No link abaixo disponibilizamos um modelo de pro-forma invoice ideal para empresas que precisam começar a exportar com segurança. Ele contem todos os detalhes acima, você somente precisa adaptar a sua mercadoria. Baixe o modelo de proforma invoice clicando aqui!

Modelo proforma invoice - NEST

Você já emitiu ou recebeu a sua primeira pro-forma invoice? Você localizou todos os itens acima? Compartilhe sua experiência conosco nos comentários abaixo. Caso você tenha alguma dúvida sobre a fatura comercial, entre em contato conosco clicando aqui.

5 motivos para importar (o #2 é o mais importante)

Grande parte das empresas brasileiras já perceberam que a importação é um dos principais focos estratégicos nos últimos anos por diferentes motivos: diminuição de custos, aumento de faturamento com produtos inéditos, incremento na lucratividade devido ao menor custo de aquisição das mercadorias, além da ampliação da participação de mercado devido à disponibilização de um portfólio de produtos mais completo. A globalização e o comércio exterior já fornecem diversos benefícios para estas empresas, porém, chegou a hora do pequeno empreendedor precisa conhecer melhor como se aproveitar destas oportunidades.

Separamos 5 motivos que trazem informação suficiente para você perder o medo, deixar a insegurança de lado e se dedicar a esse empreendimento, repleto de vantagens competitivas.

 

1 – Preços mais baixos

Comprar produtos no exterior ao invés de produzi-los aqui é uma das grandes vantagens da importação. Se levarmos em conta que os custos da indústria nacional são bem maiores, quando adquirimos bens e serviços além das nossas fronteiras, a rentabilidade passa a ser muito interessante.

Para que você tenha uma ideia dessa discrepância de valores, a diferença de preços entre um produto nacional e um importado pode alcançar até 300%, o que significa dizer que, mesmo gastando com impostos e todas as taxas cabíveis, você ainda terá um lucro satisfatório com esse processo.

Outro ponto importante é que quando você investe na produção de mercadorias, você precisa acrescentar ao seu custo o capital imobilizado – como equipamentos, fábricas e máquinas – o que encarece de forma considerável o valor final do produto.

Por que seguir por esse caminho se você pode investir apenas com estoque?

 

2 – Produtos inéditos no Brasil

Essa é uma grande vantagem competitiva. Quando você importa, tem a possibilidade de trazer para o mercado interno diversos produtos ainda não comercializados aqui, com mais tecnologia e inovação.

Quando você dá a seus clientes a oportunidade de consumirem novidades, a sua visibilidade aumenta, sua marca se fortalece e você conquista o mercado, que passa a te olhar de forma diferenciada.

Seus preços tendem a ser mais vantajosos do que o dos concorrentes – que não importam – e com o adicional de constante inovação.

 

3 – Aumento do portfólio de produtos da empresa

Quanto mais opções, melhor, concorda? É com essa mentalidade que o consumidor olhará para você se encontrar no seu negócio uma gama de possibilidades de consumo.

Ter uma variedade maior de produtos aumenta o seu mercado de atuação, antes restrito apenas à produção nacional.

Imagine a sua empresa. Ao importar uma linha completa de produtos e também diferentes linhas, um novo panorama se abre, com o aumento do mercado.

E quando somamos o fato de que também importamos produtos correlatos, podemos estabelecer o cross-sell, onde o cliente busca um determinado produto e acaba seduzido pela variedade de possibilidades que se complementam.

 

4 – Produtos de melhor qualidade

A globalização tem influência determinante na qualidade dos produtos, pois para sobreviver, diversos países tiveram que investir em modernização, gerando produtos com resultados excelentes e qualidade acima da média.

Se compararmos os produtos do primeiro escalão nacional com os internacionais, na maioria das vezes perderemos em qualidade e em preço.

Você tem uma importante arma com relação aos seus concorrentes quando tem os melhores preços e a melhor qualidade.

 

5 – Importar é fácil

Agora que você já conhece as vantagens da importação, tanto para a sua empresa quanto para o país de forma geral, é hora de importar.

Todavia, mesmo já tendo a consciência de que esse é um importante caminho, você ainda não sabe quais os trâmites e não conhece os melhores mercados para fornecer os produtos que você quer importar.

A melhor atitude é encontrar uma empresa especializada em importação. Através desses profissionais, você conhecerá os melhores mercados, conseguirá os melhores preços e as negociações mais vantajosas.

Quando você delega essa missão a quem conhece o mercado como ninguém, o ato de importar torna-se uma tarefa fácil, além de ainda mais lucrativa.

Exportação

O objetivo dessa página é reunir as melhores informações sobre exportação de produtos para sua empresa. Aqui você aprenderá:

  • O passo-a-passo da exportação
  • Como encontrar clientes no exterior
  • Estratégias para encontrar mercados a serem explorados

Separei os artigos mais lidos em nosso site através da seleção abaixo:

  1. Como exportar para outros países
  2. 5 motivos para sua empresa começar a exportar agora mesmo
  3. Cotação para exportação: Como elaborar uma pro-forma invoice (fatura pro-forma)
  4. Todos os caminhos levam à China
  5. Incoterms: Aprenda como proteger as suas exportações

Assim que eu escrever novos artigos sobre esse tema, eu os organizarei nessa seção de modo prático e ordenado para que você possa aproveitar estes conhecimentos.

Caso você queira receber os novos posts, é só colocar seu e-mail no campo abaixo. Lhe enviarei as novidades com antecedência:

Importação

O objetivo dessa página é reunir as melhores informações sobre importação de produtos para sua empresa. Aqui você aprenderá:

  • O passo-a-passo da importação
  • Como encontrar fornecedores no exterior
  • Estratégias para encontrar oportunidades a serem exploradas

Separei os artigos mais lidos em nosso site através da seleção abaixo:

  1. Como importar legalmente da China
  2. Baixe nossa calculadora de custos na importaçao (sucesso de downloads)
  3. Feiras para encontrar oportunidades na China (a #1 é a melhor!)
  4. 5 motivos para importar (o #2 é o mais importante)
  5. 4 motivos para sua empresa importar do Mercosul (o #3 é o nosso favorito)
  6. De qual país importar? (O #2 é o país com mais oportunidades)
  7. 5 mitos sobre importação (o #2 é o mais comum)

Assim que eu escrever novos artigos sobre esse tema, eu os organizarei nessa seção de modo prático e ordenado para que você possa aproveitar estes conhecimentos.

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Primeiros passos da exportação

O mundo do comércio exterior é realmente fantástico! Seja com importações ou exportações, um sem-número de possibilidades nos coloca à frente de um mercado altamente promissor e em franco desenvolvimento. Pessoas, contatos, estratégias, investimentos, mercados e evolução. Várias seriam as palavras que poderíamos agregar a este segmento.

Todavia, hoje vamos nos deter na ação de exportar. E, como você já sabe bem, esta é uma iniciativa altamente vantajosa para todas as empresas e vale a pena gastar um pouco do seu tempo para conhecer um pouco mais sobre o assunto, aprender caminhos e conhecer quem pode realizar esse serviço com excelência para você.

 

Por que exportar?

 

Provavelmente essa é a primeira pergunta que vem à sua cabeça quando procura analisar os viabilidade de iniciar um projeto de exportação.

A palavra-chave é DIVERSIFICAÇÃO. A possibilidade de atuar em novos mercados é um dos grandes motivos que nos impulsiona a exportar. Aumentar e diversificar a carteira de clientes é uma ação que traz segurança para a sua empresa, tendo em vista que o mercado sempre oscila. Portanto, ficar preso apenas ao mercado interno pode deixar o seu empreendimento com menos alternativas de sobrevivência em tempos de crise.

Além disso, sua produção tende a aumentar com as exportações e consequentemente você poderá diluir os seus custos fixos e despesas administrativas através da economia de escala.

E não para por aí. Quando você se volta para novos mercados, precisa estar ciente de que cada país tem seus próprios procedimentos e exigências. Portanto, para atender a todos eles, você terá que adquirir novas tecnologias que, se num primeiro momento te levar a imaginar que seus gastos aumentaram, com o tempo você perceberá que era o impulso que a sua empresa precisava para dominar de vez o mercado.

 

Agora que você já conhece a importância de ser um exportador, é hora de aprender como se realiza esse processo

 

Ok, você já está convencido do valor e da importância de abrir a sua empresa para o mundo das exportações. Agora só falta aprender como fazer isso. Mas, tenha calma, no final você vai descobrir que existem pessoas preparadas para realizar esse processo pra você. Por isso, não existe nenhum motivo que possa te impedir de crescer e conquistar mercados mundo afora.

Tome nota, analise com imparcialidade e queira investir no mundo das exportações.

 

1 – Qual o tamanho da sua empresa?

 

Essa é a primeira pergunta que você deve fazer quando iniciar esse processo de ingresso no mercado exportador. Afinal, é importante investir de acordo com as suas reais possibilidades.

A capacidade de produção é um dos fatores decisivos e determinantes; a partir deles você conseguirá mensurar quanto da sua produção está voltada para o mercado interno, quanto sobra para o externo e qual a capacidade de crescimento e desenvolvimento produtivo que você é capaz de alcançar para melhorar a sua atuação neste novo mercado que bate à sua porta.

Dê cada passo de forma segura. Por isso, não é necessário criar, logo no início do processo, um departamento de exportação.

Mas antecipe-se e procure logo fazer o seu registro na Receita Federal e nos outros órgãos anuentes, de acordo com o tipo de produto que você pretende exportar. É preciso tomar essas medidas o quanto antes, pois o tempo de espera para estar de acordo com a lei é de cerca de 60 dias.

 

2 – Conheça o mercado para quem deseja exportar

 

Você só poderá dominar um segmento que você conheça bastante, concorda? Por isso, é essencial conhecer o mercado internacional; só assim você será capaz de definir qual é o seu público-alvo, encontrar os compradores em potencial, descobrir quais são os pontos do mercado que você precisa se adaptar e tabelar os preços médios que são praticados em outros países para poder oferecer um produto competitivo.

A fase da pesquisa de mercado não deve ser rápida; ela precisa ser bastante detalhada para que você possa dar o tiro certo, com menos possibilidades de errar o alvo.

 

3 – Uma ação tão importante precisa de especialistas

 

Você percebeu que exportar não é nada impossível, mas logo de cara teve a certeza de que a melhor coisa a fazer é se cercar de pessoas especializadas em exportações e negociações internacionais.

Afinal, é importante ter noção dos riscos reais quando investimos em mercados totalmente novos sem nos cercarmos de toda a segurança possível para ter sucesso ao invés de frustrações, dívidas e machas na imagem da sua marca.

Formar parcerias com pessoas que conhecem as características de cada mercado, têm contatos importantes no exterior e realizam esse tipo de trabalho há anos, é o melhor investimento que você pode fazer para ter êxito e, muito mais do que isso, para transformar a sua experiência exportadora num negócio altamente lucrativo.
Você já pensou em exportar? Compartilhe suas ideias conosco nos comentários abaixo.